VISÃO GERAL
FORMATOS
CASES e CRIATIVIDADE
Urbano
Dos formatos mais tradicionais aos mais inovadores, que se utilizam da tecnologia e da criatividade para engajar o público, está em sinergia com o estilo de vida e o comportamento do indivíduo nas grandes cidades.

+ O ritmo de vida nas grandes cidades se acelerou 10% em 10 anos, concluiu um estudo britânico baseado na velocidade da caminhada dos cidadãos, realizado em diversas metrópoles do mundo.

+ Segundo o IBGE, cinco municípios – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte – concentram 25% de toda a riqueza do País e representam 12,6% da população brasileira.

+ As 10 maiores cidades brasileiras são: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife e Porto Alegre, com população entre 1,4 milhões e 11 milhões de habitantes.

+ Entre 2001 e 2010, a população da maioria das metrópoles do País cresceu em torno de 10%.

+ São Paulo é a sexta maior cidade do planeta, com o 10º maior PIB do mundo – segundo projeção da PwC, será o 6º maior em 2025.

+ Dados do Ipea ( Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostram que a região metropolitana de São Paulo tem cerca de 45% de sua população adulta originária de outros estados ou países – proporção superada apenas pelo Distrito Federal, onde 75% dos habitantes não nasceram na capital.

+ O Brasil abriga as duas cidades mais caras da América Latina para se viver – São Paulo e Rio de Janeiro (fonte: "Worldwide Cost of Living", Economist Intelligence Unit). Em uma lista de 133 cidades de 93 países, as metrópoles aparecem, respectivamente, nas 31ª e 41ª colocações.
Formatos Padrões
+ Outdoor: Ideal para campanhas de curta duração, como lançamentos, promoções e datas especiais e comemorativas, bem como complemento do mix de mídia, reforçando a mensagem. Permite a segmentação geográfica e demográfica da campanha com a possibilidade de veicular próximo aos pontos de venda de seu produto. Maximiza a recordação da mensagem, devido a sua forma de venda, em roteiros com períodos de 14 dias. Rápida cobertura dentro do mercado escolhido, dando agilidade à campanha. Pelo seu baixo custo de produção comparado a outras mídias, permite a troca contínua das mensagens, ou parte delas, dentro de um mesmo período de exibição.

+ Outdoor Envelopado: Está na estrutura de um Outdoor, mas sem ser perecível como o papel. A mensagem é veiculada em uma lona ajustada ao painel, garantindo muito mais qualidade e durabilidade, ideais para uma veiculação com prazo estendido. Pode ser iluminado, duplo, triplo, quádruplo ou quíntuplo. Uma vitrine de 27m². 24 horas por dia em contato com o consumidor. Frequência intensa de exposição. Pode também ser com ou sem aplique. Indispensável no lançamento de novos produtos e na fixação de marcas.São várias as formas de propaganda ao ar livre - não outdoor - utilizadas no Brasil. Entre as mais conhecidas há o painel, geralmente formado por chapas pintadas, das mais diversas dimensões. Os painéis podem ser instalados em estruturas similares às utilizadas nas tabuletas (daí muitos confundirem painel com outdoor) ou afixados diretamente sobre as paredes de edifícios. Nos centros urbanos, também é grande a utilização dos luminosos, confeccionados nos mais diversos tamanhos e em vários tipos de materiais. Há luminosos de acrílico, de neon, de vinil, e até painéis eletrônicos luminosos controlados por computador.

+ Frontlight: Considerados os grandes formatos da Mídia Exterior, os Front Light permitem ao anunciante deixar em evidência a marca ao seu público, transmitindo conceito, status, alto impacto e diferenciação. Utilizados para fixação de marca, os painéis publicitários se convertem em parte indispensável do mix de meios para campanhas de posicionamento, reforço e lançamento de produtos que precisam de um alto impacto em um período mais prolongado. Painel com lona impressa, refletores de iluminação externos e sustentado por pedestal. Excelente meio para campanhas que necessitam de uma grande visibilidade.

+ Top Side: Mídia de impacto que atraí pelo seu formato e pela objetividade dos anúncios. Os painéis Top Side se localizam na região central da cidade e por serem instalados ao lado das vias facilitam a sua compreensão e interpretação.

+ Empenas: Painel instalado nas laterais dos edifícios. Sua fixação é feita por uma estrutura metálica que contorna a tela publicitária. Tem como característica marcante a possibilidade de, na maior parte das vezes, ser realizado em grandes formatos, proporcionando um excelente impacto visual e um ótimo índice de recall para o anunciante.

+ Mobiliário Urbano: Criado sobre o conceito de dar um benefício à população, o Mobiliário Urbano compõe-se de equipamentos sem publicidade, com serviço direto para a população, como cabines de segurança, placas direcionais, totens de bens culturais, banheiros públicos, e de elementos com uso publicitário como abrigos de ônibus e táxis. Também podem ser veiculados em totens informativos, relógios, coluna de internet e quiosques.A variedade de elementos depende da cidade em que está instalado. E são comercializados por semana, em redes de faces determinadas chamados de NETWORKS, as quais estão estrategicamente distribuídas, garantindo o mesmo nível de impacto e cobertura.

Os benefícios diretos do Mobiliário Urbano para sua campanha são:
• Elementos com design integrado à cidade;
• Ideal para o fortalecimento da marca ou promoção;
• Localização privilegiada dos equipamentos: voltados para o fluxo de veículos e pedestres;
• Equipamentos próximos ao ponto de venda que influenciam na decisão de compra;
• Alta frequência e visibilidade, pela sua qualidade e localização.

Ano Novo 21 - Embratel
Veiculada nas cidades do Rio de Janeiro e Curitiba, envolvendo cerca de 2,4 mil peças de mobiliário urbano e 80 bancas de jornal, a campanha "Ano Novo 21", da Embratel, apresentou à população dez diferentes ilustrações para celebrar a contagem regressiva para o Réveillon. Em todas elas, os números 2 e 1 – código da operadora – foram destacados.

Agência: ADS Mais OOH / Talent Comunicação e Planejamento S/A
País: Brasil
Ano: 2011
Cliente: Embratel
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